O Facebook está mudando mais uma vez seu feed de notícias. E a batalha pela sua atenção está cada vez mais acirrada. A partir de pesquisas e coletas de dados, a Rede Social, na sua busca para trazer para o usuário conteúdo relevante, alterou a lógica dos seus algoritmos.  A conclusão que pode ser tirada disso é que a bola do jogo é o conteúdo e a sua relevância para o usuário. Consequentemente, post dos amigos, principalmente os mais próximos, aparecerem com maior intensidade que outros. Ou seja,o engajamento será de todos os lados, com marcas e usuários. Quanto mais interação, melhor será sua posição e visibilidade.

 

Esta significativa alteração ocorreu com base em uma investigação junto aos usuários que destacaram como prioridade um diálogo maior com posts dos amigos do que com as marcas.

 

Por isso mesmo, você vai começar a perceber na sua timeline três importantes mudanças:

1)    posts de um mesmo publicador poderão aparecer de modo consecutivo;

2)   publicações curtidas ou comentadas por amigos serão rebaixadas;

3)   mais importância para a produção própria dos seus amigos.

E qual será o impacto destas alterações para as empresas?

 

Cada vez menos uma marca conseguirá impactar todos seus fãs com suas publicações orgânicas. Seus amigos saem na frente na batalha pela atenção dos usuários. Com isso, o investimento na Rede Social de Mark Zuckerberg será ainda mais crucial para se sobressair dentro deste cenário de informações relevantes, principalmente se as empresas tiverem como objetivo aumentar seu tráfego e alcance. Existe a fórmula perfeita para isto? Não. Porém, mídia paga + conteúdo chamativo, atual e engajado poderá ser uma solução viável para todas essas mudanças.

 

Uma forma de se atingir isso também é usar o Analytics oferecido pelo site, que é uma fonte de dados poderosa para analisar a evolução da sua marca dentro do Facebook. Nele é possível encontrar informações como os horários em que seus fãs estão online; quem é o seu público (idade, sexo, localização); quais posts tiveram maior receptividade, dentre outros. Explorá-la de forma eficiente pode trazer um retorno positivo no resultado orgânico.

 

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