Toda empresa que tem o mínimo de preocupação com sua presença digital, já se fez a seguinte pergunta: como fazer para estar em “primeiro” no Google?

 

 

Até bem pouco tempo atrás, essa resposta poderia estar na ponta da língua de muitos profissionais da área de tecnologia e SEO. Porém nossa realidade não é assim tão fácil. Tal como a própria Internet, os dispositivos e os hábitos dos usuários evoluem de forma contínua, fazendo com que as marcas tenham que investir constantemente em aperfeiçoar seus sites, afim de acompanhar as mudanças dentro do universo digital.

 

E mais uma vez, buscando atender interesses de mídia e a fim de melhorar a qualidade da interação dos usuários em suas ferramentas, o Google resolveu mudar a regra do jogo: um novo algorítimo está sendo implementado em sua ferramenta de busca, dando preferência para sites “mobile-friendly” e com conteúdo descomplicado e de rápido carregamento.

 

Com os usuários passando mais de 60% do seu tempo conectados em dispositivos móveis, mais do que nunca, as marcas têm que estar na palma da mão de seus clientes.

 

Mas o que isso muda para nós criativos?

Não podemos fazer vista grossa para essa evolução.

 

Hoje, as verbas de nossos clientes estão mais direcionadas para estes dispositivos móveis, e em como os usuários irão interagir com o conteúdo exibido nele.

 

Site da Orange responsivo

 

É muito importante deixar claro que um site “mobile-friendly” não significa apenas que todo seu conteúdo seja exibido na telinha, mas sim, que ele se adapte a esse novo formato, com carregamento rápido e que tenha uma navegação fácil.

 

Existem alguns métodos que podem ser usados para garantir que seu site aproveite desse novo algorítimo, tais como: desenvolvimento de sites mobile, design adaptável e design responsivo.

 

Mas a bola da vez nas agências digitais são os sites responsivos. É o método mais fácil de garantir que seu conteúdo seja exibido corretamente em qualquer dispositivo  sem a necessidade de se criar novas estruturas paralelas de dificil manutenção, e que facilite o trabalho dos robôs do Google  em varrer as entranhas de seus códigos com mais velocidade.

 

Sites responsivos são criados em cima de sistemas de grids que possibilitam que blocos de conteúdos sejam ajustados e reposicionados automaticamente dentro da resolução da tela, facilitando a navegação e entrega do conteúdo utilizando-se do mesmo código em qualquer dispositivo.

 

Em resumo, se você ainda não tem um pensamento responsivo, você está se tornando obsoleto a partir de hoje.

 

Alguns sites úteis sobre grids.

 

http://www.profoundgrid.com/
http://www.960.gs

 

Quer entender mais sobre o novo algorítimo do google?
https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/

 

A agência Orange possui uma equipe especializada em montar o seu site e torná-lo adaptável para todos os dispositivos. Conheça nosso trabalho: http://orangeag.com.br/trabalhos/ 

 

Orange Design
Postado por

A Orange é uma combinação de estratégia interdisciplinar, criativa, design, marketing digital, tecnologia, desenvolvimento de produtos e backgrounds de negócios. Nossa missão é solucionar problemas e criar oportunidades únicas e criativas.

Mais postagens