Sua existência é ainda controversa, alguns dizem. Muitos profissionais batem o pé que está velho e defasado. No entanto, ele ainda é um dos canais mais efetivos para se obter um bom retorno de ROI, apesar de falarem que está sendo eclipsado pelas novas mídias. Enquanto isso, ele continua aí na sua caixa de e-mails.

 

E-mail Marketing já se estabeleceu, sim, e agora vem ganhando cada vez mais força, principalmente com o Facebook ceifando o alcance orgânico. Prova disso é que 20% dos profissionais de Marketing implementam o envio de e-mails baseados nas atividades dos usuários na web. Este número representa um aumento de 43% em relação ao ano anterior (2013). 

 

Hoje, disparar uma série de e-mails sem estratégias e uma campanha por trás já não tem mais o efeito esperado. Estar antenado em relação às tendências que estão em voga, pode ser o seu diferencial para uma ação de E-mail Marketing bem-sucedida.

 

Algumas tendências e dados que vamos falar agora poderão te ajudar a repensar o E-mail Marketing e colocá-lo na tabela do seu planejamento, junto com outras táticas.

 

Primeiro de tudo, SEGMENTAR E PERSONALIZAR não valem só para as Redes Sociais. Pensar por essa perspectiva vai te trazer bons retornos. Uma campanha que leva mais relevância a um usuário qualificado tem maior chance de ser sucedida. Não adianta ter um banco de e-mails enorme se seus usuários não dialogam com sua marca.

 

E isso cai no segundo ponto: ter uma visão estratégica da sua campanha de E-mail Marketing. Ter metas e objetivos bem definidos, planejar suas táticas, compreender seu público-alvo e qual mensagem é mais compatível e terá maior receptividade farão da sua ação consistente e direta. Inclusive para mensuração de resultados.

 

Por falar nisso, análise de dados é crucial para você apurar com acuidade como foi a evolução da sua campanha. Tanto para avaliar resultados quanto para definir seu público-alvo. Você pode mapear o caminho do usuário no seu site, e depreender disso qual é a necessidade dele. Enviar uma mensagem via e-mail específica para esse fim terá muito mais impacto para os seu objetivo.

 

Outro ponto importante que todo profissional que quiser usar E-mail Marketing deve prestar atenção é o fator responsivo. Ter sua mensagem legível para todos os dispositivos é hoje inerente a qualquer ação digital. Um dado para validar de uma vez por todas: 48% dos e-mails lidos pelos usuários é feito a partir de um celular. Isto nos leva a uma vantagem do E-mail Marketing: poder ser entregue em todos os dispositivos, basta apenas ser responsivo.

 

Personalizar a mensagem também vem se mostrando uma prática com retorno benéfico. Um estudo recente revelou que e-mails personalizados entregam índices de transações seis vezes mais que a média. Ao longo dos anos, os usuários ficaram ainda mais seletivos com o que eles vão se engajar, portanto, quanto mais focada e direcionada for a sua mensagem, maior a chance de ele ser impactado.

 

Fazer sua campanha dialogar não apenas com seu site, mas com outras mídias é importante para integrar sua marca com outras presenças que você possui no âmbito digital. Então, se ele direcionar para seu o Facebook, outros apps e outras Redes Sociais pode ajudar a interligar seu objetivo, seus produtos e usuários.

 

Por fim, régua de relacionamento. Criar uma logística na qual seu cliente pode ser acionado em diferentes momentos, incluindo o pós-compra, é uma estratégia importante para manter seus clientes fidelizados e atualizados quanto à sua marca.
Depois de toda essa argumentação prol E-mail Marketing, a dica que posso dar é FAÇA. Não perca tempo achando que se trata de uma mídia obsoleta. Ela oferece uma comunicação direcionada e privada, e, sabendo usar corretamente, pode trazer resultados relevantes para a sua marca. E não se esqueça: segmentação e personalização são primordiais para uma campanha efetiva.

 

A Orange possui uma equipe especializada para coordenar sua campanha de E-mail Marketing levando em conta as tendências digitais, valendo-se de planejamento e estratégias objetivando o melhor resultado para a sua marca. Entre em contato conosco: http://orangeag.com.br/contato/

 

Alguns exemplos de E-mail Marketing feitos aqui na Orange:

 

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