Você está no Facebook navegando pela sua timeline. Algum assunto toma conta da rede e todo mundo começa a falar a respeito. E, mesmo não querendo, não dá para ficar sem saber do que se trata, como uma força exterior que te puxa em direção a isso. Até aí, nenhuma novidade. Isso acontece quase toda semana, não é mesmo? Porém, com certeza, você foi impactado com um post vindo de uma Fanpage fazendo referência a ele, com uma arte bacana e um texto criativo. Sim, ele foi feito com o intuito de te engajar. E ele tem nome: post de oportunidade. Ah, isso é isso? Exato.

 

Os chamados posts de oportunidade, hoje, são uma tática disseminada nas redes sociais para aumentar a interação das marcas com os usuários. É uma chance de se valer do que está em voga no momento (e esse ponto é importante, pois, na internet, eles são altamente efêmeros) para promover seus produtos e aproveitar o buzz. Os benefícios mostram que vale se esforçar: os usuários se engajam mais com seu post (compartilham, curtem e comentam) pela associação ao tema, sua marca é lembrada e ganha adesão de fãs.

 

O fator tempo é essencial para que um post de oportunidade possa ser, de fato, um post de oportunidade. Isto significa que estar sempre antenado aos assuntos mais comentados é uma via fácil de criar possibilidades para interagir com o usuário se aproveitando de algo com o qual ele já está envolvido. A partir disso, o objetivo é criar um material que faça a tríade marca, assunto do momento e usuário dialogarem. Na agência Orange, nós fazemos um acompanhamento de tendência visando enxergar esses tópicos e trazer para os nossos clientes posts que engendrem essa dinâmica. Abaixo um exemplo feito para nosso cliente, a imobiliária Guaíra, com o mote uma polêmica que aconteceu na primeira edição MasterChef.

 

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Quanto mais próximo do usuário for o conteúdo, maior a sua identificação, logo engajamento. Uma boa explicação para isso é que as marcas, hoje, acompanham de perto o que os próprios usuários produzem ou comentam, vide a viralização de imagens e expressões (que também são aderidas ao que é produzido nas Fanpages). A internet permite que eles produzam seu próprio conteúdo e proporciona espaço para que este apareça, seja com memes, com um vídeo do forninho, ou no aumento da sua participação em posts (tanto para expressar suas opiniões quanto para postar imagens). Na Grande Rede, o conceito de unilateralidade se perdeu para dar lugar a uma lógica mais descentralizada, onde informação vira matéria-prima que sobrevoa por todo esse processo. Portanto, cabe às marcas entenderem essa estrutura e produzir material que possa dialogar diretamente seu público.

 

Compreender isso é estar atento a uma nova dinâmica proposta, onde tudo acontece mais rapidamente e paradigmas vão sendo reestruturados. Esse discernimento coloca a agência produtora de conteúdo um ponto à frente na disputa pela atenção do usuário, pois ela está a par do que ele vai ser impactado pela mensagem. E ser ágil aqui é fundamental para se adaptar às mudanças.

 

Posts de oportunidade podem ser diversos, o ponto é prestar atenção às tendências e ao buzz do momento. Para isso, acompanhar as redes sociais e ferramentas de monitoramento pode ser um tiro certeiro não apenas para identificar o assunto mas para visualizar como os usuários estão reagindo a ele.

 

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É claro que existem problematizações: a questão dos sponsors é uma delas. Muitos eventos, programas de TV, personagens, dentre outros, só podem ser usados diretamente pelos seus patrocinadores ou detentores. Como perder o timing e o buzz não é mais uma opção em gerenciamento de redes sociais, a solução é bastante fácil (e que força a criar textos mais criativos e abertos, já que não se pode citar determinados assuntos): pode-se falar dele, porém sem mencioná-lo diretamente. É uma maneira de não ficar de fora acerca do que está acontecendo no momento e engajar seu usuário da mesma forma.

 

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Aqui na Orange, a gente desenvolve um trabalho de acompanhamento de tendências para fazer com que as oportunidades sejam trabalhadas de forma criativa a fim de trazer conteúdo relevante para o usuário e garantir a presença da marca na internet.

 

Conheça nosso método de cultivo de idéias: http://orangeag.com.br/o-cultivo/

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