você-conhece_v01
Imagine-se em um torneio de tiro ao alvo.
O que seria mais importante para a competição: O melhor arco e flechas que o dinheiro pode comprar ou uma pontaria tão apurada que deixaria Robin Hood com medo de disputar um torneio contigo? Se a sua resposta foi a boa pontaria, errou. Se foi o melhor arco e flechas do mundo, também. O mais importante, caro leitor, é o alvo.

Veja bem, de que adianta ter tudo o que foi dito se não houver aquela plaquinha cheia de círculos pretos em volta da bola vermelha para cravar a fecha? É por esse mesmo princípio que se faz importante a definição de um público alvo e é muito comum, apesar de ser um dos itens básicos para iniciar a comunicação de uma marca, que esse público não esteja bem definido. Algumas empresas acreditam que a importância de uma comunicação esteja na quantidade de pessoas que ela atinge e se esquecem de prestar atenção a quem irá encontrar relevância no conteúdo, ou seja, o verdadeiro target e, dessa forma, mesmo com as melhores plataformas e mensagens mais afiadas, não obtêm o sucesso esperado. É como lançar a fecha aos céus e torcer para que ela acerte um alvo ao cair.

Mas como é possível definir o meu público alvo? O que devo levar em conta?

Para a definição, é preciso pesquisar, analisar e contabilizar desde os dados mais básicos como idade, sexo, nível de escolaridade e renda até os dados mais complexos como desejos, hábitos e estilo de vida. Outro ponto importante e que precisa ser considerado é o fato de que o público-alvo não é apenas o consumidor final. Todas as pessoas que de alguma forma são impactadas pela marca ou que tenham influencia na hora da compra devem ser consideradas em sua campanha. Por exemplo, uma marca de cuecas tem como público alvo o homem, certo? Mas, se formos parar para pensar, seja para filhos ou maridos, as mulheres compram tanto quanto os homens se não mais, ou seja, uma comunicação sobre essa peça intima masculina deve levar em conta os dois públicos. Encontrando o alvo, a definição dos métodos e estratégias a serem tomadas para atingi-lo se tornam mais assertivas e os resultados muito mais satisfatórios.

E a sua marca? Comunica para o público alvo correto nos meios digitais?
Conheça a Orange. De comunicação digital a gente entende.

Thiago Pinheiro
Postado por

Me ensine algo e eu lhe serei eternamente grato.

Mais postagens