Facebook é uma ferramenta importantíssima no Marketing Digital. Seus mais de um bilhão de usuários ativos por mês já vale de argumento para que as empresas o usem em suas estratégias. Hoje ele é considerado um espaço de competição acirrada entre as fan pages pela atenção do usuário nos feeds, e, para isso, claro existe a monetização desta aproximação. Conhecer informações valiosas e saber interpretá-las da forma correta, é um passo seminal para suas ações na rede social.

 

Ele dispõe para todas as fan pages, e de graça, uma ferrramenta poderosa chamada Insights. Sim, é aquela parte onde a gente pode acompanhar a evolução dos nossos posts, nossa interação com o usuário, e muito mais informações. Sabendo usá-la, você tem nas mãos uma importante fonte para melhorar seu conteúdo, entender melhor seu público-alvo demograficamente, saber o alcance dos seus posts, dentre outras informações. Vamos hoje dar algumas dicas nesse sentido que vão elucidar o básico dele para fazer com que você comece hoje mesmo a explorá-la.

 

Primeiro de tudo, veja que para acessá-la basta  ir ao menu superior da fan page e clicar em “informações”.

 

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A primeira coisa que aparece depois de clicar, é o overview da sua fanpage. Nele, você tem uma idéia resumida de como está o seu trabalho, dividido em três importantes pilares para se analisar no Facebook: curtidas na página; alcance; e envolvimento. Ou seja, aqui você já consegue ter uma idéia do fluxo para a sua página, como suas publicações estão correndo na rede social e o como os usuários estão se relacionando com seu conteúdo. Os dados são baseados em um comparativo temporal, ou seja, da semana anterior.

 

O alcance é sempre avaliado por visualizações únicas durante o período dado. Pode consistir tanto de fãs quanto amigos destes. A partir dele, também surgem mais perguntas: meu alcance aumentou em relação à semana anterior. Isto pode significar que meu conteúdo teve uma recepção melhor junto ao meu público neste período.

 

Envolvimento (ou engajamento) mede como os usuários interagiram ativamente ao seu conteúdo. Se as pessoas curtem, compartilham, comentam etc isso é um indício de que o conteúdo foi bem recebido, então vale como análise para identificar os acertos e os erros.

 
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Nesse espaço também é possível ver como seus cinco posts recentes se comportaram na rede social e colocar seus principais concorrentes para avaliar como sua fan page está evoluindo se comparada com eles. Este recurso é muito importante, pois você tem uma idéia do seu trabalho e do que a concorrência está fazendo. Ainda mais em um local competitivo como é o Facebook. Estar antenado é pouco, tem que fazer bom uso dos dados também.

 

Pessoas

 
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Essa parte é ótima para entender quem são seus usuários. Na Orange, por exemplo, em termos de gênero é bem equiparado. Porém, se estivesse ali um número maior de mulheres, eu poderia fortalecer meu conteúdo para dialogar com temas que interessem mais a esse público, e assim aumentar o envolvimento com minha fan page. Mesma coisa com faixa etária, não adianta colocar posts jovens e descolados para um público mais velho. Provavelmente, vai ter conflito de identificação.

 

Também é possível analisar onde há a maior concentração por região, separando por país, cidade e idiomas. Mais um ponto para estar atento.

 

Alcance

 
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Uma das principais métricas do Facebook, o alcance é importantíssimo para avaliar o tráfego do seu post dentro da rede social, a partir da visualização única da publicação. Na Orange, por exemplo, dentro do período analisado, tivemos alguns picos no gráfico apresentado. E aí vem os questionamentos e a inquietação para saber qual foi o fator que gerou estes aumentos.

 

Por exemplo, dia 23 de julho, teve um pico no alcance. Investigando, pôde-se descobrir o que provocou isso, um post feito para o nosso blog, sobre “Posts de Oportunidade”.

 

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Dia 10 de agosto, notou-se outro pico graças a este post sobre games no Instagram:

 

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Desta forma, percebemos que o tema do post e o nosso blog, pareceram ter uma boa recepção nesta data, gerando o aumento do alcance.

 

Caso você patrocine posts, nos gráficos vão aparecer tanto os orgânicos quanto os pagos.

 

Este gráfico de como foi o engajamento também ajuda a entender a raíz dos aumentos e das dimuições (por que meus posts não se mantêm estáveis?).

 

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Publicações

 

Aqui é onde está o mais útil do Insight. Ele é aquele gráfico que a gente tem que acompanhar todo dia, tamanha sua magnitude. Ei-lo:

 

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Por que ele é tão importante? Apenas porque ele mostra quando os fãs da página estão online e em quais horários é mais provável que você o atinja. Postar às 22h? Isso é relativo quando se tem esse gráfico nas mãos. Se seu público estiver online neste horário, por que não? E ele vem dividido por dia da semana e horário, para ser mais eficiente ainda!

 

Esse gráfico também é bastante útil. Por ele, é fácil de visualizar quais posts tiveram maior envolvimento e alcance, dando margem para avaliar quais devemos investir em termos de conteúdo, e quais podem ficar de fora.

 

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Visitas

 

Esse é para se acompanhar diariamente também, com olhar bastante clínico, principalmente quando se tem landing pages em jogo. A partir dos gráficos disponíveis, você descobre como as pessoas estão chegando à sua página e onde gira o tráfego. No caso da Orange, nós podemos ver que a linha do tempo é a mais vista, mas também temos um acesso aumentando na guia de fotos.

 

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Curtidas

 

Aqui é possível acompanhar a evolução de curtidas na sua fanpage ao longo tempo, bem como verificar o que pode ter impactado no aumento e na sua diminuição.

 
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No dia 5 de agosto, conforme o gráfico acima, houve um aumento do número de curtidas. Clicando nele, o Facebook me mostra a origem delas, se foi direto na página e/ou sugestões de página, conforme mostra a imagem abaixo:

 

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Nesse caso, vem o questionamento sobre o que pode ter acontecido na minha fan page para ter tido esse aumento. Olhando o histórico dos posts, tivemos um falando sobre “como escrever nas redes sociais” para o nosso blog e ele foi compartilhado no Facebook também. Pensando por essa análise (ainda que um tanto superficial), podemos perceber que os posts do blog geram bastante interesse junto ao público, levando-o a curtir a página. Desta forma, notamos que a continuidade das postagens é positiva para nossa estratégia. Pode ser visto, então, como um acerto.

 

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Depois disso tudo, você já tem argumento suficiente para abrir agora e explorar ao máximo essa poderosa ferramenta que o Facebook disponibiliza. E tem mais, se quiser ir mais afundo, ele dispõe de mais informações para você ter dados para cruzar e entender ainda mais o comportamento da sua fan page.

 

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Nossa dica é use e abuse, sem moderação. E tenha um olhar curioso e investigativo, gere e crie questionamentos. Quanto você souber, mais refinadas e certeiras serão suas ações.

 

E que venham as análises e os trabalhos!

 

Orange Design
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